quinta-feira, 27 de março de 2008
5 - Cliente Pessimista
Oi Pessoal,
Hoje vamos falar do tipo de cliente mais delicado para se cativar o pessimista, vamos entender o que é pessimismo.
Pessimista: O pessimismo é um estado de espírito contrário ao otimismo, que se caracterizam por se ver as coisas sempre pelo lado ruim.
Ele entra na loja como qualquer cliente, cumprimenta como qualquer cliente, e quer comprar o problema é que tudo ele vê o lado negativo.
Você oferece um produto, ele bota defeito ou uma lembrança negativa para colocar você em cheque, quando não começa a “detonar” seu produto na sua frente e você não pode ir totalmente contra, por que não?
É simples evite entrar em debate com este tipo de cliente, deixe que ele faça o comentário à vontade, isso não irá mudar sua opinião sobre seu produto e você não o contrariando estará ganhando a confiança dele, vejam bem ele falar pra você é uma coisa, agora começar a falar alto para que outras pessoas ouçam é desagradável.
O que fazer então? Deixe-o mais à vontade evite demonstrar o produto no princípio do atendimento para ele, deixe que ele se interesse por algum produto aí sim você vai atacar, e sempre procurando saber se ele antes já utilizou aquele produto ou gostou do mesmo.
Deixe-o perguntar pra você e nunca explique muita coisa do produto seja mais direto, porque qualquer palavra mal intendida pelo cliente representará uma crítica ao produto.
Isso quando o cliente, não faz nenhum comentário do produto e usa todo seu pessimismo com ele mesmo dizendo: Será que aguento pagar essa parcela? acho que não gostei da cor, meu marido irá brigar, etc...
Seja paciente porque este tipo de cliente não costuma mudar seus hábitos, mais um vendedor inteligente muda sua postura conforme a característica de cada um.
* Amanhã Cliente Otimista.
Judson Fabiano
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