quinta-feira, 3 de abril de 2008
9 - Cliente Gozador
Olá, tendo em vista que ontem não atualizei meu blog por estar atarefado profissionalmente falando iremos encerrar a parte de clientes segunda dia 07.
Cliente gozador...
Um cliente que tem prazo de validade ele chega às lojas e começa com piada o vendedor, porém se derrete e acha que este tipo de cliente é o melhor cliente do mundo.
Mas aí que começa a complicação, por quê?
Simples este cliente tem prazo de validade, quando começa a fazer muitas piadas fica enjoativo e nem sempre são piadas leves, às vezes são piadas de estremo mal gosto.
Quando não começa a tirar sarro do vendedor é do produto ou até mesmo da pessoa que está com ele, da gerente da loja, do seu amigo de trabalho enfim de tudo que vê é motivo de piada.
Isso tira o foco da venda e ainda faz com que o vendedor perca interesse pela venda porque passa um vendedor que é “muito seu amigo” e para pra ficar escutando as piadas do cliente ou fica de conversa paralela pra ele ainda fica ajudando a tirar sarro de você e isso é extremamente desagradável.
O que fazer contra este cliente? Ao deixe de rir nunca de suas piadas e nem sempre diga nada para ele mesmo que a piada te ofenda, uma técnica que sempre uso é sempre depois que ele faz uma piada, dou uma risada meio que sem graça e já corto com a apresentação de um produto.
Mais isso funciona? As vezes porque sempre tem um que não entende o porquê estamos lá e nos fazem de psicólogos, plateia, médico, comentarista ou de melhor amigo e isso que o cliente quer atenção e não somente gastar por pior que você ache qualquer estilo de cliente péssimo ele tem um motivo pra fazer ou tomar está atitude.
Hoje ainda iremos falar do último cliente o TARADO esse é delicado e esse tipo de cliente não é só de assunto das vendedoras e sim dos vendedores também.
* Até segunda com os clientes tarados.
Judson Fabiano
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