Antes de falar sobre o perfil, é necessário entender o que é ser líder e, de uma vez por todas, desvincular o conceito de cargos ou posições que detêm poder nas estruturas hierárquicas. Numa definição simplista “líder é todo aquele que obtém resultados com, para e por intermédio das pessoas”.
Esse é um desafio que requer um perfil diferenciado, que já se distancia do perfil técnico. O líder da atualidade não tem todas as respostas, mas deve ter todas as perguntas, para permitir que as respostas sejam criadas pela sua equipe. Estimular a criatividade e inovação, o desaprender para reaprender, torna-se uma característica importante nesse novo perfil.
Outro fator determinante é o envolvimento total, a “paixão”, como tem sido chamada, é a única forma de um líder contagiar as pessoas e conduzi-las a resultados efetivos. Não estamos nos referindo a “falar o que deve ser feito, com entusiasmo”, mas a liderar pelo exemplo, ser o reflexo do comportamento esperado dos liderados.
Compete, também, a esse líder, saber identificar e reconhecer os potenciais, ser o fio condutor do processo de desenvolvimento de sua equipe. Técnicas para isso são facilmente aprendidas, estão à disposição no mercado. Porém, de nada adiantam sem a pré-disposição pessoal, inclusive em compartilhar seu poder.
A liderança eficaz se estabelece, ainda, com o entendimento e a valorização das diferenças, de forma a otimizar as competências individuais, extraindo de cada um o seu melhor, gerando melhores resultados para a organização e aumento no nível de satisfação dos profissionais.
O líder de nossos tempos sabe que reter talentos só é possível se for instalado um ambiente de total transparência e confiança; se os compromissos forem claramente definidos; se os valores forem explicitados e compartilhados, sendo ele seu grande disseminador.
Esse líder administra o hoje enquanto constrói o amanhã e seu principal desafio é “ser líder de futuros líderes”
Por: Nielce Camillo Filetti
Judson Fabiano
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sabe onde pisar na negociação?
Como se portar... Muitos corretores, vendedores e prestadores de serviço, não basta apresentar seu produto ou serviço, você precisa ...
-
Para entender o Cliente é preciso empatia, colocar-se em seu lugar. Primeiro uma abordagem padrão é sempre bem vinda para quebrar o gelo ...
-
Como se portar... Muitos corretores, vendedores e prestadores de serviço, não basta apresentar seu produto ou serviço, você precisa ...
-
O vendedor estatua: Fica parado na frente da loja como se fosse uma manequim. O vendedor capetinha: Vive fazendo o inferninho na loja só p...
Nenhum comentário:
Postar um comentário