quinta-feira, 7 de abril de 2011

Modelos, Efeitos, Tratamentos e Trabalho no Processo de uma Calça Jeans.

O que é modelagem? E para que serve?

Modelagem é a parte mais importante no processo de fabricação de uma calça jeans, por isso que ela passa varias vezes nas mãos de uma modelista.

É ela que faz com que a calça pegue a forma que ira aderir melhor o corpo de seus consumidores.

A base de uma calça define a altura do cós, existem hoje muitas bases, cada marca usa um nome para confundir a cabeça dos clientes, mais basicamente são 3 as mais usadas a base alta, base média e base baixa.

A que mais cresce é a calça de base média e o porquê? Pois tanto as clientes mais novas como as jovens senhoras não gostam mais daquela calça bem baixa e muito menos das bem altas elas então abriram os olhos para a base média que é a base que não deixa vulgar e nem brega.

Tipo de efeitos mais usados em seu jeans wear são eles, puídos, lixado, estonado, destroyed e agora estão usando muito a resina.


Puídos – Muitos não valorizam uma calça com puído, pois essa calça é feita quase de maneira artesanal, pois os puídos que muitos confundem com defeitos são feitos a mão por um trabalhador cheio de esparadrapos nos dedos e mesmo assim é quase que uma rotina se cortar com estiletes ou giletes.

Para curiosidade uma calça jeans para chegar às mãos de seu consumidor final ela passa pelo menos nas mãos de 20 trabalhadores.


Lixado – O lixado tem quase o mesmo processo, porém eles vestem uma roupa como se fossem astronautas com um cano super pesado em suas costas onde se lança em fabrica de menor porte areia para que faça o desgaste da peça ou o pó de zinco em fabricas com maiores recursos, diferença de um material pro outro a areia danifica com mais facilidade a trama do jeans e o pó de zinco é mais suave ao trabalho.


Estonado – Estonamento é feito por produtos químicos controlados onde ele envelhece a peça tirando a maior parte da cor dando aquele aspecto de envelhecimento, maiores lavanderias têm que fazer um tratamento especial na água utilizada para devolvê-la a natureza.

Pois para curiosidade de muitos para se tratar 200 calças desde seu estado bruto até a saída para o comercio de varejo são utilizados mais ou menos 18.000 litros de água.


Destroyed – Significa destruir a peça, isso mesmo eles modelam, lavam, costuram, usa o processo de estonamento ou lavanderia para tingimento com pedras e a hora que você pensa que esta pronta ai que vem o processo eles praticamente rasgam ou toda a frente da calça, ou tiram o bolso traseiro, envelhecem a etiqueta, enfim destrói realmente a peça, e porque você paga muito mais caro? Porque ela dobra o horário dela na fabrica e passa pelo dobro de pessoas até ela ficar pronta.


Resina – É um liquido que se coloca no processo de fabricação do jeans para que ele saia com características semelhantes a outros artigos, o deste inverno será o jeans que se parece com couro, muitas fabricas de grande porte como a Santista Têxtil, Vicunha ou Canatiba trabalham com este produto, claro quanto mais produto se usa na matéria do jeans mais caro ele se torna.

Curiosidade esse processo de goma demora uma semana a mais para se produzir do que o jeans comum.


É o básico dos básicos de uma calça, acho que o consumidor deveria depois disso valorizar mais o produto mais consumido no mundo.

No próximo post vamos rir muito, esperem só para ver.

Judson Fabiano Pereira

Nenhum comentário:

Sabe onde pisar na negociação?

Como se portar... Muitos corretores, vendedores e prestadores de serviço, não basta apresentar seu produto ou serviço, você precisa ...