segunda-feira, 24 de março de 2008

2 – Clientes Relaxados

Beleza pessoal, como passou de Páscoa!!!!!!! Hoje iremos falar do cliente relaxado, porém existem dois tipos de clientes relaxados o que está tranquilo com a vida ou o desorganizado que não está nem aí com as coisas dos outros. Os dois exemplos são difíceis de lidar o primeiro deles o relaxado com a vida não está nem aí, às vezes entra na loja só para passar o tempo ou até mesmo para curtir o seu momento de tranquilidade e aí que mora o perigo. Quando o vendedor se aproxima para abordá-lo ele geralmente responde com alegria e qualquer coisa é motivo de história um cliente deste chega gastar 1 hora de atendimento do profissional de venda. “Mais como ele toma 1 hora de atendimento?”, simples se o vendedor der espaço e não focar na venda a conversa se torna agradável e o objetivo maior que é a venda se torna secundário. O cliente faz um comentário de uma coisa que o vendedor também conhece e pronto, o vendedor se perde no papo agradável do cliente e ficam ali minutos preciosos e o pior que tem vendedor que chega perder horas na frente deste cliente e depois quando retorna ao foco que é a venda, já se passaram alguns minutos ou até mesmo horas de papo e o cliente solta uma das frases famosas, “Nossa já estou atrasado para ir ao dentista, até mais outro dia eu venho pra bater um papo”. Já era amigão você nem mostrou a sua loja, nem produto e o cliente sempre irá passar por lá pra bater um papinho, mais não esquenta, você acaba de ganhar mais um amigo para bater um papinho e o mais legal é que será no seu ambiente de trabalho. Como mudar isso? É simples basta toda vez que seu novo amigo chegar você demonstrar um produto pra ele, se o mesmo não se tocar que ali é seu ambiente de trabalho “ferro”, você terá que usar o método tradicional, “amigo estou no meu trabalho e não posso ficar batendo papo”, será chato, mais esse é o preço por você não ser profissional na primeira vez que atendeu ele. O cliente relaxado por ser desorganizado é o pior, você o vê jogar papel de bala ou coisas semelhantes no chão ou entra chupando sorvete pingando dentro da loja e quando não entra com os filhos todos chupando sorvete pingando derrubando no chão encostando a mão cheia de sorvete nas peças é desgastante. Isso quando não chupa sorvete com barulho ou masca de boca aberta, aff... Isso é horrível. O pior que nem sempre podemos falar nada, porque não sabemos quanto vale a educação do cliente, ou melhor, quanto ele irá gastar com você. * Amanhã Cliente Feliz. Judson Fabiano

Nenhum comentário:

Sabe onde pisar na negociação?

Como se portar... Muitos corretores, vendedores e prestadores de serviço, não basta apresentar seu produto ou serviço, você precisa ...