quarta-feira, 26 de março de 2008

4 - Cliente Triste

Oi pessoal... Hoje iremos falar do cliente triste. O cliente triste chega às lojas quieto não querem ser percebidos, só querem entrar comprar e sair sem ser notado por ninguém, e isso pode ser uma faca de “dois gumes”, pois você pode atuar como terapeuta e fazer com que ele saia de sua loja soltando gargalhadas e que esqueça o que o aborrecem mesmo que só por alguns minutos. A segunda hipótese é que você pode querer investigar muito a vida do cliente e fazer que ele se preocupe ainda mais ou fique mais triste por ter que tocar nesse assunto outra vez. Seja inteligente meu consultor de venda e não um mero atendente, o cliente triste sai pra comprar, pra tentar distrair ou até mesmo deixar de lado o que aborrece tanto sua cabeça, não tente saber o que é nem mesmo tente resolver o que o aflige, pois aquela frase é simples e verdadeira, “cada um com seus problemas”. Faça o oposto, ele quer esquecer? Então vamos fazer com que ele esqueça e vamos encher nosso bolso de dinheiro, unir o útil ao agradável e a cima de tudo você estará fazendo bem ao próximo. Vou contar um pequeno relato que vivi. Certa vez entrou uma cliente na loja que eu trabalhava como consultor de venda, e fiz uma abordagem padrão, porém extrovertido porque senti que aquela cliente merecia isso, sei lá o que aconteceu comigo na hora, e percebi que a cliente se esquivou e minha abordagem foi perdida, conversa vai, conversa vem e resolvi querer pesquisar a cliente muito afundo, percebendo que ela estava muito triste aí perguntei o motivo de tanta tristeza achei que iria salvar o mundo estilo “Super-Homem”. Ela me falou que era dia do aniversário de casamento dela, até aí tudo bem a não ser pela tentativa de levantar o humor dela, comentei que não era motivo para ela estar triste e sim contente e o pior que a chamei para escolher um presente pro marido dela, foi aí que meu chão sumiu, ela com o olho lacrimejando falou, “meu marido morreu antes de ontem”, enfim ao invés de motivar a cliente acabei de jogar ela mais pra baixo ainda. Puxa como fiquei mal o resto do dia, mais serviu de lição e nunca mais quis saber dos meus clientes tristes o motivo de sua tristeza e sim sempre quis animá-los. Fica como exemplo e repito cliente triste entrando em uma loja é sinal de uma boa venda. * Amanhã Cliente Pessimista. Judson Fabiano

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá.!

Mas depois dessa venda animou o teu cliente? ficou sem pé e sem cabeça sua história..

Acho q estou sendo ignorante

Sabe onde pisar na negociação?

Como se portar... Muitos corretores, vendedores e prestadores de serviço, não basta apresentar seu produto ou serviço, você precisa ...