sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Porque somos todos vendedores... Profissão Universal...

Sem duvida vivemos num cada vez mais interligados, são comunidades, twitter, facebook, Orkut, etc.

Porque somos todos vendedores? Simples, um advogado vende seus serviços, porem existem certas barreiras que possam impedir o sucesso, a comunicação, nem sempre um bom advogado é um bom argumentador em vendas, e é por isso que cada vez mais surgem cursos e mais cursos sobre falar em publico ou para simplesmente destravar o mundo complexo da negociação. E isso funciona? Não há milagre, timidez nasce e morre com a pessoa, você pode com esses cursos ser menos tímido, porem não quer dizer que ira se dar bem.

Um artista ou uma atriz, tirando aquelas musas e garotões, são vendedores de talento, talento esse acompanhado por um corpo bonito e um rosto fotogênico, Deus foi generoso com eles alem de talento, pessoas completamente desinibidas a frente de grandes platéias, o principal uma aparência agradável a grande maioria.

Os melhores vendedores estão em certa capital, ou seja, os grandes políticos, muitos são figuras folclóricas e outros a grande decadência de nossa política, com uma lábia que deixa qualquer vendedor ou malhador de produtos de cara no chão, eles erram, erram, erram, erram, para não falar palavras de baixo calão contra nossos ``representantes´´ irei repetir erram, e depois aparecem com cara séria e bem lavada em horários políticos e programas dizendo sempre, ``Eu não sei de nada´´, ``Eu não vi nada´´, e o que sempre acontece? Eles são reeleitos, para nossa INFELICIDADE.

Mais voltemos aos focos estamos falando de vendedores de produtos e de serviços e não malhador da mentira. Lembra-me muito de uma frase de um grande empresário do Brasil e do mundo, que sou fã incondicional desta pessoa, Antônio Ermírio de Moraes, que disse quando perguntado qual o maior medo dele, o que mais me surpreendeu foi a resposta, ``Meu maior medo é que um cliente saia de uma das minhas empresas mau atendido ou insatisfeito´´, o que dizer de uma pessoa que sendo um dos homens mais ricos do país onde deveria ter maiores fantasmas para se preocupar, ele pensa simplesmente em ATENDIMENTO.

Que conclusão eu cheguei? Que se quero seguir no mercado com qualidade terei que fazer o que? Especializar-me cada vez mais em produtos, estudo sobre comportamento de comércio, ambientação de loja, vitrine, revistas voltadas a venda de varejo e fabril e principalmente no comportamento de meus clientes, onde podemos mudar simples coisas e obter grandes resultados.

Pense que um vendedor mal informado não tem argumento sobre seus clientes, e digo mais, vendedores tem por obrigação saber informações de tudo, pois um vendedor é consultor de moda, médico, amigo e o principal psicólogo. Quais de vocês nunca desabafaram ou contaram uma realização para um vendedor? Eu sei, eu também já fiz isso.

Então fiquemos atentos e antenados aos acontecimentos.

Qualquer tipo de informação pode ser usado no dia-a-dia ao seu favor é só prestar atenção nas deixas de seus clientes, diretores, fãs, pacientes e etc.

Link da entrevista de Antônio Ermírio de Moraes no Programa do Jô em 1988.

Judson Fabiano Pereira

Nenhum comentário:

Sabe onde pisar na negociação?

Como se portar... Muitos corretores, vendedores e prestadores de serviço, não basta apresentar seu produto ou serviço, você precisa ...